Novo centro de tratamento de combate à Covid-19 é entregue na capital paulista


O novo centro de tratamento de combate à Covid-19, construído de forma anexa ao complexo do Hospital Municipal da Vila Santa Catarina - Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho, no bairro Vila Santa Catarina, região sul de São Paulo, pelas empresas BTG Pactual, Gerdau, Península Participações e Suzano, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Prefeitura de São Paulo, foi entregue nesta sexta-feira (30/04). A construção dos 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi concluída em 37 dias.

No local, o público é atendido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob gestão e operação do Einstein. Aproximadamente 215 profissionais, entre médicos e equipe multidisciplinar, serão alocados na nova UTI. Os novos leitos de UTI ficarão como legado para a população após a pandemia e serão destinados aos pacientes oncológicos e transplantados atendidos diariamente no hospital, aumentando a capacidade operacional para pacientes críticos e permitindo o aumento do escopo da unidade hospitalar.

Além de auxiliar no planejamento e investir na construção dos novos leitos do Vila Santa Catarina, o Einstein foi responsável por viabilizar a aquisição dos equipamentos necessários ao seu funcionamento, como camas, ventiladores, monitores e bombas de infusão. Esses recursos vieram de doações captadas para este propósito.