Nitrogênio líquido é melhor opção para manter alimentos congelados frescos por mais tempo


Com a chegada do Natal e do Ano Novo, a indústria de alimentos aumenta sua produção de maneira considerável para suprir as demandas. E para resfriar os itens das ceias de Natal e Ano Novo com rapidez e qualidade e manter seu prazo de validade por mais tempo, empresas do setor têm cada vez mais recorrido a um aliado: o nitrogênio.

A técnica que congela os produtos usando o nitrogênio em forma líquida numa temperatura extremamente baixa trata-se do congelamento criogênico, procedimento que mantém a textura e a integridade das células do alimento.

“Em razão da temperatura extremamente baixa, geralmente por volta de -196º, o nitrogênio líquido forma pequenos cristais de gelo, que asseguram a umidade e a qualidade do produto por mais tempo”, afirma Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, uma das maiores empresas no setor de fabricação e distribuição de gases do mundo.

A solução desenvolvida pela Air Products proporciona não somente facilidade e agilidade para indústria alimentícia, mas também para o consumidor final.

18 visualizações0 comentário