top of page

Klabin começa a operar máquina de papel-cartão mais moderna das Américas


A nova linha de produção de papel-cartão revestido, a MP 28, fornecida pela Valmet para a Klabin, entrou em operação no dia 9 de junho, na fase 2 do Projeto Puma II, em Ortigueira (PR). O acordo entre as duas companhias foi assinado em junho de 2021. Além da máquina, a Valmet também forneceu para este projeto uma nova linha de fibras (polpa marrom) completa, que inclui o novo sistema de Cozimento Contínuo G3, e uma moderna linha de polpa químiotermomecânica branqueada (BCTMP). O escopo de entregas contém as principais soluções de automação e de Internet Industrial da Valmet.

A MP 28 é parte fundamental da segunda fase do projeto de investimentos da Klabin, conhecido como Puma II, com o objetivo de produzir anualmente 460 mil toneladas de cartão de alta qualidade. Vale destacar que, na primeira fase desse projeto, a Valmet forneceu a máquina de kraftliner MP 27, responsável pela produção de papel Eukaliner®, feito com 100% de celulose de fibra curta, juntamente com a linha de fibras marrom, equipada com o sistema de Cozimento Contínuo G3, o primeiro fornecido pela Valmet, no mundo.

“O segmento de papel para embalagens apresenta um enorme potencial de crescimento, impulsionado principalmente pela crescente demanda por opções mais sustentáveis. Essa nova linha de produção traz ainda mais valor para a Klabin, fortalecendo nosso modelo de negócios, que é integrado, diversificado e flexível. Com a operação da MP 28, a Klabin se posicionará como uma das principais produtoras mundiais de cartões revestidos de fibras virgens e kraftliner”, afirma o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, Francisco Razzolini.

Commentaires


bottom of page