top of page

Impacto positivo da inovação para a circularidade industrial é foco do ABTCP 2023


O 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel — ABTCP 2023 traz uma programação técnica para o principal evento anual do setor de celulose e papel. O enfoque é apresentar novas oportunidades de mercado, a partir dos processos fabris e do potencial dos biomateriais.

Realizado em formato presencial, entre os próximos dias 17 e 19 de outubro, no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP), o evento, promovido com a chancela da principal entidade técnica do setor, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, traz como tema central da edição a inovação como pilar da circularidade industrial, que impacta a competitividade atual e promete desdobramentos promissores para a atuação do setor nos próximos anos.

"Durante os três dias de evento, vamos mostrar como estamos permeando novos mercados e aplicações, considerando que tanto os resíduos da indústria de celulose e papel como os biomateriais advindos da madeira podem efetivamente ser transformados em novos produtos", adianta Silvana Meister Sommer, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Klabin e presidente do Congresso ABTCP 2023.

A partir da pauta central, a programação irá contemplar sessões técnicas sobre Celulose, Papel, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Florestal, Indústria 4.0, Engenharia e Transformação Digital, Recuperação e Energia, e Biorrefinaria.

Kommentit


bottom of page