top of page

Henkel traz para o Brasil adesivo sustentável que permite reciclagem das embalagens laminadas


A Henkel, líder mundial de adesivos, traz ao mercado brasileiro uma novidade, um adesivo sustentável projetado para uso em embalagens flexíveis. O LOCTITE® Liofol LA 7818 RE / 6231 RE, que foi desenvolvido pela empresa na Europa e agora está disponível no país.

A tecnologia desenvolvida pela Henkel facilita a reciclagem mecânica após o uso de embalagens monomateriais de alimentos, como as de salgadinhos, de arroz, de cereais e de massas secas, por exemplo. O adesivo é certificado pela RecyClass, empresa com sede na Bélgica que trabalha no desenvolvimento de pesquisas científicas de materiais inovadores e certifica empresas comprometidas com a jornada circular do plástico.

A questão sustentável faz parte das diretrizes globais da Henkel há mais de três décadas. Em seu último relatório anual de sustentabilidade, divulgado em março de 2023, a empresa destacou o compromisso na área industrial de contar em seu portfólio com soluções inovadoras que ajudam a reduzir as emissões de CO2,

“O uso de adesivos certificados de acordo com protocolos reconhecidos de teste é extremamente importante, pois existem diferenças nos materiais reciclados em termos de processabilidade, bem como de propriedades físicas. Garantir que os nossos clientes possam atingir os seus objetivos de sustentabilidade é uma das nossas principais prioridades e é por isso que trabalhamos em conjunto com instituições independentes de teste para certificar as nossas soluções”, explica Adriano dos Santos, Gerente de Aplicação da Henkel.

Para receber o certificado da RecyClass, o inovador adesivo sem solventes foi testado com rigorosos protocolos científicos que confirmaram a sua adequação ao processo de reciclagem de embalagens. O sistema foi considerado totalmente compatível com a reciclagem de polietileno, de acordo com os testes laboratoriais da RecyClass realizados pela Aimplas seguindo o Protocolo de Avaliação de Reciclabilidade para Filmes PE.


Comentários


bottom of page