top of page

Guararapes inaugura maior planta de MDF das Américas, com investimento de R$ 1 bilhão


A Guararapes acaba de iniciar a operação da sua nova planta de MDF, a maior das Américas e uma das mais competitivas a nível mundial. A nova linha está localizada no complexo industrial de Caçador, região central de Santa Catarina, onde a empresa já possui duas plantas industriais. Com investimento total de R$1 bilhão, a capacidade de produção será ampliada em 90%, passando para 1,140 milhão m³/ano.

Com isso, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira das Américas. “Esse momento é um marco para nós e para o setor, e reforça a nossa posição entre os principais players do segmento. Vamos oferecer um portfólio ainda mais completo, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação. E claro, sempre mantendo o foco no atendimento ao cliente”, celebra Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes. A empresa está presente em mais de 50 países.

A sustentabilidade é uma das prioridades da Guararapes. A nova planta conta com um evaporador em circuito fechado, que recebe o efluente bruto, separa o conteúdo sólido do líquido e permite a reutilização do material condensado no processo industrial.

Para reaproveitamento ainda maior de água, foram construídos na área da fábrica três grandes lagos, com capacidade de 38.132 m³, para coleta da chuva. Além da água da precipitação pluviométrica direta, a área externa de 243.568 m² também foi toda construída com drenagem específica para destinação da água da chuva para os lagos, para posterior reaproveitamento.

6 visualizações0 comentário
bottom of page