Grupo Boticário atinge a marca de 100% de energia renovável em suas fábricas


O Grupo Boticário conquista a marca de 100% da energia renovável utilizada em suas fábricas, o que representa a aquisição de energia limpa da ordem de 3.000 MWh/mês. A energia usada pelo grupo é composta por fontes variadas: solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. Além disso, aproximadamente 5% da energia da fábrica de Camaçari, na Bahia, é gerada por uma usina solar própria, de aproximadamente 1.800 metros quadrados de painéis solares. As inovações para a ecoeficiência nas indústrias do Grupo, que incluem o uso de fontes renováveis, demonstram o compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono, capaz de fazer frente às mudanças climáticas.

Inaugurada em 2014, a fábrica de Camaçari já foi construída com sistemas de eficiência energética e redução de consumo de água e materiais. A unidade foi a primeira indústria do Brasil no setor de cosméticos a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Além de fontes mais limpas de energia, o Boticário também investe na inovação para melhorar a eficiência nos processos.

A geração de energia renovável está em franca expansão no Brasil. O país ocupa a oitava posição mundial em capacidade instalada de energia eólica, de acordo com o Global Wind Energy Council (GWEC), com a expectativa de chegar a 24 GW até 2024, aumento de 50% em relação ao patamar alcançado em 2020, conforme projeção da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Já a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) calcula um acréscimo de 5,09 GW em potência instalada em 2021.