Eureciclo é a maior certificadora de logística reversa do Brasil


Com a missão de elevar as taxas de reciclagem e criar valor para todos os agentes dessa cadeia, a Eureciclo criou um mecanismo de oferta e demanda de certificados de reciclagem rastreáveis, que resultam em um fluxo de contínuos investimentos para o desenvolvimento do setor. A marca é a maior certificadora de logística reversa do país, e, por meio do selo eureciclo.

A tecnologia por trás da solução utiliza o conceito de compensação ambiental, amplamente aplicado na Europa e que contribuiu para que a Espanha, por exemplo, saltasse de 4,7% de embalagens recicladas em 1998 para 78,8% em 2018, de acordo com a Ecoembes. Dado que as embalagens após o uso pelo consumidor têm um destino difuso, ainda mais em um país de dimensões continentais, a compensação ambiental é considerada uma forma mais viável técnica e economicamente para cumprir com a logística reversa desses resíduos.

Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, as empresas de bens de consumo, remuneram os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental prestado e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal. É um mecanismo financeiro que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e oferece sustentabilidade financeira para o setor.

65 visualizações0 comentário