Dow e Natura colaboram em projeto para desenvolvimento social e econômico no Pará


A Dow anunciou que a marca de cosméticos Natura - parte do grupo Natura & Co – é a primeira colaboradora comercial do Projeto Ybá: Conservação que Transforma. A iniciativa, fundamentada nos critérios de governança social e ambiental (ESG), foi criada no município de Breu Branco, Pará, para equilibrar o desenvolvimento econômico das comunidades locais com conservação ambiental da Floresta Amazônica.

Lançado em maio de 2021, o Projeto Ybá é uma iniciativa da Dow, em colaboração com o Instituto Peabiru e a The Nature Conservancy (TNC), e conta com investimento de R$ 1 milhão. Seu objetivo é apoiar o desenvolvimento de uma cooperativa local, que venderá bioativos extraídos de forma sustentável das áreas preservadas de 45 mil hectares da Dow na região, e contribuir para o aumento da renda familiar na comunidade, ao mesmo tempo em que conserva a floresta tropical.

Como primeiro colaborador comercial do Projeto Ybá, a Natura apoiará o desenvolvimento de uma cooperativa local, com orientação do Instituto Peabiru, para estruturar os processos e as capacidades técnicas necessárias ao fornecimento de bioativos ao mercado por meio de uma gestão sustentável e regenerativa. A Natura também contribuirá com sua experiência na avaliação técnica desses bioativos, que serão identificados por meio do mapeamento da biodiversidade local presente na área de floresta nativa e preservada pela Dow, em Breu Branco, no Pará. Entre os bioativos já identificados e de interesse para a Natura estão as sementes de Andiroba e Ucuuba. Após avaliação e aprovação técnica, a cooperativa local negociará e venderá as sementes diretamente para a Natura, gerando renda para os moradores locais e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades em Breu Branco.