Corona reinventa embalagens sustentáveis e lança pack de cerveja feito de cevada


A Corona lança hoje uma nova forma de embalagem circular para packs de seis unidades de cerveja, aproveitando o excedente de palha de cevada para criar uma solução sustentável. A cerveja, que tem uma profunda conexão com a natureza, em um processo de desenvolvimento que durou três anos sob a liderança do Centro Global de Inovação e Tecnologia da AB InBev (GITEC). Esta tecnologia inovadora reimagina o uso da cevada, dando ao ingrediente essencial da cerveja uma nova vida como solução de embalagem sustentável.

A semente de cevada continuará sendo utilizada no preparo da cerveja que os consumidores já conhecem e apreciam, mas a palha da cevada, um resíduo das colheitas dos agricultores, agora será usada na embalagem por meio de um processo exclusivo, combinado o material com fibras de madeira 100% recicladas. O procedimento cria um papel cartão para produzir novas embalagens, tão duráveis e resistentes quanto as que já existem hoje - a diferença é que a nova possibilidade é melhor para o planeta, podendo transportar seis garrafas de cerveja usando muito menos recursos.

Transformar palha de cevada em fibra de papel utiliza 90% menos água em sua produção quando comparado aos processos tradicionais de polpação de madeira virgem, além de usar menos energia e produtos químicos agressivos. Corona vê isso como um caminho a seguir para eliminar a necessidade de matéria-prima virgem de sua cadeia de suprimentos no futuro. Após a conclusão do projeto piloto, a AB InBev, empresa controladora da Corona, revisará a implementação da tecnologia para outras marcas, aumentando assim o potencial impacto ambiental positivo e a capacidade de influenciar toda a indústria de bebidas.