Consumidor dita as novas tendências de embalagens e rótulos, visando sustentabilidade e conveniência


Para a Avery Dennison, empresa global de ciência e materiais para rótulos e comunicação visual, grande parte de suas soluções é desenvolvida a partir das premissas sustentáveis.

Uma tendência observada no setor de embalagens e rótulos diz respeito à funcionalidade. De acordo com pesquisas realizadas pelos institutos Mintel e MarketVision, 58% dos consumidores buscam por embalagens que podem ser resseláveis, com sistema "abre e fecha". Dotadas de lacres seguros, garantem maior durabilidade do produto e seu frescor, apontado como fator importante para 82% dos consumidores.

Outro fator que deve ser levado em consideração para a escolha e desenvolvimento de embalagens e rótulos é o apelo em gôndola, ou "shelf appeal". De acordo com estudos, o consumidor leva 2,5 segundos para decidir entre dois produtos no ponto de venda, então, a forma como são apresentados pode ser crucial para essa escolha.

Etiquetas e rótulos inteligentes também estão entre as tendências, tanto para a rastreabilidade e controle dos produtos pela empresa, em toda a cadeia. As etiquetas RFID tornam mais eficiente o gerenciamento de estoques, oferecem maior segurança para os produtos, permitem a redução de desperdícios e aprimoram a experiência dos clientes nas lojas.