STADLER e TOMRA fornecem a primeira planta de

classificação têxtil totalmente automatizada do

mundo em Malmö, Suécia

STADLER e TOMRA entregaram a planta de triagem totalmente automatizada para Sysav Industri AB, que separa resíduos têxteis mistos pré e pós-consumo no Sul de Skåne, na Suécia. A STADLER projetou e construiu a planta, enquanto a TOMRA forneceu os classificadores NIR. A fábrica faz parte do projeto financiado pelo governo da Plataforma Sueca de Inovação para Seleção de Têxteis (SIPTex), que visa desenvolver uma solução de triagem sob medida para as necessidades de recicladores de têxteis e da indústria de vestuário.

A classificação dos têxteis de acordo com os vários tipos de fibras que contêm requer um alto grau de precisão. Atualmente é feita manualmente, mas o resultado não atende aos requisitos das empresas de reciclagem e da indústria da moda. Como resultado, apenas uma pequena quantidade de têxteis descartados é reciclada e o potencial para aumentá-la é enorme.

A planta de Malmö é a terceira fase do projeto SIPTex, vindo após um estudo teórico inicial ea construção de uma pequena planta piloto em Avesta na fase dois, também projetada e fornecida pela STADLER e TOMRA em 2017. Nesta segunda fase, o projeto coletou 700 toneladas de tecidos usados ​​em centros de reciclagem. Após uma pré-triagem manual dos têxteis reutilizáveis, o material era alimentado na planta piloto de Avesta.