top of page

Compromissos ESG incluem economia de água e "aterro negativo"


Quando o assunto é sustentabilidade, estamos falando do meio ambiente, mas também de qualidade de vida e educação da comunidade onde estamos inseridos e, também, da boa governança do negócio. Em seu Relatório de Sustentabilidade lançado em 2022, a Ibema traz cinco compromissos de médio e longo prazo alinhados ao seu propósito, valores, objetivos estratégicos ESG e à Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Veja quais são eles:

1 – Economia de água

A Ibema já tem resultados acima do padrão do mercado no uso da água. E com o compromisso de gerenciar de forma sustentável esse recurso em todos os seus processos industriais, coloca a meta de reduzir em 25% o consumo específico de água na planta de Turvo (PR) entre 2021 e 2024.

2 – Aterro negativo

Depois de se tornar uma empresa “aterro zero”, em que todo resíduo gerado pelo processo produtivo recebe destinação correta, sem envio aos aterros, a Ibema quer reciclar 20 mil toneladas de aparas pós-consumo até 2025. Isso é feito de forma controlada, por meio de parcerias com startups inovadoras que resgatam as embalagens onde elas estiverem e trazem de volta ao processo produtivo, fechando o ciclo da logística reversa.

3 – Menos emissões de gases

Para reduzir os impactos nas mudanças climáticas em áreas de atuação da Ibema, a empresa pretende reduzir suas emissões de CO2 em 70% por tonelada de produção até 2030, tendo como ano-base o ano de 2020.

4 – Educação financeira

Queremos melhorar o desempenho da educação básica nas regiões onde temos planta fabril. Para isso, vamos promover oportunidades de aprendizagem até 2024 para 100% dos nossos colaboradores com ensino fundamental e médio incompletos. Além disso, por meio do Programa de Educação Ibema, vamos levar educação de qualidade para três mil alunos e profissionais da educação de Turvo (PR) até 2030.

5 – Diversidade

Com o objetivo de contribuir para um mercado mais inclusivo e diverso, nossa meta é aumentar em 30% o total de profissionais mulheres na Ibema, inclusive em posições de liderança.

“A sustentabilidade sempre será uma oportunidade para nós. Nossos produtos e estratégias possuem este foco. Fazemos parte de um segmento com fortes resultados em ESG, o que nos motiva ainda mais a traçar este rumo”, pontua o CEO Nilton Saraiva no Relatório.

bottom of page