top of page

Como as soluções para inspeção e classificação TOMRA podem ajudar as empresas embaladoras de maçã


Damien Gibson, Diretor da Categoria Global de Maçãs da TOMRA Food, analisa neste artigo os desafios enfrentados pelos embaladores de maçã e explica como as soluções da TOMRA Food permitem reduzir o trabalho necessário para a classificação, melhorando significativamente a consistência, a precisão e a embalagem do produto classificado.

Como as maçãs são abundantes durante todo o ano, os consumidores relutam em comprar qualquer uma que esteja abaixo do padrão. Isso coloca os varejistas e embaladores sob pressão para fornecer produtos de qualidade consistente o tempo todo. O mesmo acontece com os regulamentos de segurança alimentar, especialmente nos mercados de exportação. Agora, mais do que nunca, as maçãs exigem uma classificação adequada, com precição e consistência.

Há, no entanto, muito pelo que esperar - e não apenas no futuro, mas começando agora. O enorme valor do mercado global de maçãs - aproximadamente US$ 79 bilhões por ano - pode sustentar de forma lucrativa os muitos milhares de produtores e embaladores capazes de se manterem competitivos. E manter-se competitivo é muito mais fácil adotando as tecnologias de inspeção e classificação de última geração, que resolvem os desafios enfrentados pelas embaladoras atualmente.


Inspecionar, classificar, - e proteger

As soluções inovadoras e líderes do setor que a TOMRA oferece para operações de embalagem de maçã, se incluem a plataforma de classificação e calibração TOMRA 5S Advanced, os módulos de inpeção ópticos Spectrim e UltraView, além do sistema de classificação de maçãs Inspectra².

O calibrador TOMRA 5S Advanced, que se tornou disponível pela primeira vez em 2021, baseia-se no desempenho extra classe do calibrador Multi Lane Sorter da Compac (Compac foi adquirido pela TOMRA em 2016), porém completamente redesenhado. Esta é a única plataforma de classificação verdadeiramente projetada para uma operação higiênica, com limpeza e sanitização sem a necessidade do uso de ferramentas, 100% construído em aço inoxidável e com áreas de contato com fruta em polímeros de grau alimentício. E como o próprio nome sugere, esta é a plataforma mais avançada da indústria de frutas. Eficiências incomparáveis são possibilitadas pelos recursos de software especializados e pela conectividade com a plataforma de dados TOMRA Insight.

Os recursos de software da TOMRA 5S Advanced fornecem otimização e eficiência em toda a linha e incluem programas para mistura de elementos, otimização e exatidão da embalagem e controle de rendimento, bem como um balanceador dinâmico das linhas. Esses recursos melhoram a produtividade, a qualidade e a eficiência - e podem ser controlados facilmente por meio da interface gráfica intuitiva para o operador do calibrador.

A conectividade do serviço por assinatura hospedado em nuvem, TOMRA Insight, é capaz de transformar os calibradores no coração digital das operações de embalagem, preparando o negócio para o futuro ao atender ascrescentes necessidades do setor nos próximos 10 anos ou mais. O TOMRA Insight permite um melhor fluxo de informações na cadeia de suprimentos e abre um caminho para a rastreabilidade do campo a embalagem. Também capacita as empresas embaladoras a aumentar a eficiência, tomando melhores decisões baseadas em dados.

Comentarios


bottom of page