Coca-Cola em Mannheim


Quando, em julho de 1950, o varejista de bebidas Wilhelm Müller adquiriu os direitos de engarrafamento da Coca-Cola na Alemanha, ele estabeleceu a base empresarial para o local de produção que ainda pode ser encontrado em Mannheim. Inicialmente, muitas tarefas como classificação e garantia de qualidade eram realizadas manualmente até que em 1965 a primeira configuração totalmente automática entrou em operação; isso levantou garrafas vazias das caixas de bebidas, colocou as cheias de volta nas mesmas e inspecionou automaticamente cada recipiente com a ajuda de equipamentos de teste.

Hoje, a planta de produção faz parte da Coca-Cola Europacific Partners Germany (CCEP DE), a maior produtora de bebidas da República Federal. Uma das duas novas linhas de produção é um sistema de vidro retornável do fornecedor de sistemas de Dortmund KHS. No processo são enchidas um total de seis garrafas diferentes nesta linha: quatro em formato de 200 mililitros e duas em formato de 330 mililitros. Os tamanhos menores são destinados principalmente ao comércio de hospitalidade, onde a embalagem precisa ser um pouco maior do que para o varejo. É por isso que as marcas Coca-Cola, Fanta, Sprite e mezzo mix desta linha têm seus próprios designs de garrafas.

O sistema é tão inteligente que coloca o maior tipo de garrafa em um transportador. As garrafas menores são colocadas em um transportador diferente, onde são separadas e guiadas para diferentes vias com a ajuda de sistemas de câmeras e empurradores. Aqui, pretendemos manipular os recipientes o menos possível: em outras palavras, garantir que eles tenham muito pouco contato com a máquina. Desta forma, podemos reduzir ao mínimo o risco de algo cair a uma velocidade tão alta. Com uma produção de até 66.000 garrafas por hora, o sistema de triagem tem uma capacidade maior do que a linha de vidro retornável que pode encher no máximo 60.000 garrafas a cada 60 minutos. Isso significa que a CCEP em Mannheim raramente sofre algum tempo de inatividade com seus vazios – mesmo durante a alta temporada.

9 visualizações0 comentário