Cepêra firma parceria com a Eureciclo e já recicla 22% de suas embalagens em âmbito nacional


De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, 50% do lixo é coletado, mas apenas3% do resíduo reciclável é reciclado.

Com base nesses índices e ciente de sua responsabilidade socioambiental, a Cepêra junto com a eureciclo - empresa que tem como missão elevar as taxas de reciclagem e criar valor para todos os agentes dessa cadeia, se uniram para reduzirem os impactos no meio ambiente pós-consumo.

Atualmente, muitas embalagens com potencial de reciclagem acabam sendo destinadas para aterros e lixões irregulares. Com a proposta de reduzir a quantidade de resíduos sólidos descartados em destinos impróprios, foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010, que traz o conceito de responsabilidade compartilhada e a necessidade de um sistema de logística reversa para aumentar o retorno dos resíduos ao ciclo produtivo, com meta progressiva estabelecida em acordo setorial, atualmente definida em 22%.

Para isso, a eureciclo utiliza a tecnologia de compensação ambiental, amplamente aplicado na Europa e criou um mecanismo de oferta e demanda de certificados de reciclagem rastreáveis, que resultam em um fluxo de contínuos investimentos para o desenvolvimento do setor.

14 visualizações0 comentário