Café Jurerê e Ibema criam primeiro drip bag compostável do mundo


Café individual, fresquinho e sem agredir o meio ambiente. Tudo isso em um produto único do Café Jurerê, feito com papelcartão Ibema. O sistema drip bag, que ficou entre as três melhores iniciativas no Prêmio Nacional de Inovação 2021, é resultado de anos de pesquisa e representa o primeiro modelo do mundo com material verdadeiramente compostável e biodegradável, pois se transforma em matéria orgânica após o descarte.

“O nosso foco foi adaptar o filtro já existente no mercado internacional, porém numa solução 100% compostável. A dificuldade foi encontrar uma matéria-prima que atendesse o requisito de compostabilidade. Até que, no fim de 2018, encontramos a Ibema”, relembra a presidente do Café Jurerê, Micheli Poli Silva. “A parceria deu certo e o projeto evoluiu a partir do desenvolvimento, em conjunto com a Ibema, de um material específico para a alça do filtro individual, que se adequou perfeitamente às nossas necessidades”, explica.

A composição do filtro é inédita no mundo, sendo este o primeiro filtro drip bag capaz de atender os requisitos internacionais da norma EN 13432, ASTM D6400-19, referente à sustentabilidade. Além disso, o produto não libera substâncias tóxicas em contato com o líquido quente.

13 visualizações0 comentário