Braskem desenvolve metodologia exclusiva para criação de embalagens mais sustentáveis


A metodologia se baseia no conceito de design for environment (DfE), que visa melhorar o impacto ambiental das embalagens, criando uma nova maneira de pensar esses projetos desde a escolha do formato e a composição do material até a definição de rotas de circularidade, engajamento do consumidor e solução de fim de vida do produto. O objetivo é fazer com que essas embalagens acompanhem o modelo circular de economia e contribuam para impulsionar soluções de reuso, refil e do processo de reciclagem, reduzindo impacto ambiental e gerando valor para a cadeia como um todo.

O diferencial da proposta criada pela companhia é o emprego de um processo sistêmico e multidisciplinar focado no desafio de cada cliente, que passa por etapas pré-estabelecidas e bem definidas: mapa dos impactos, como o uso da ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV) e avaliação da jornada do produto, incluindo rotas de circularidade; pesquisa para entendimento das tendências de consumo e comportamento social; conceituação de aplicação geral; design; manufatura; e, finalmente, o lançamento do produto.

Somada a essa nova metodologia está toda a expertise da Braskem em economia circular e resinas termoplásticas, acumulada ao longo de anos de atendimento ao mercado com foco em inovação e sustentabilidade. A companhia possui uma equipe dedicada a identificar e solucionar os desafios de aplicação dos mais variados clientes, atendendo necessidades de diferentes segmentos com alta performance.

3 visualizações0 comentário