top of page

BASF e Junior Achievement Worldwide engajam estudantes da rede pública em desafio

Com as mudanças climáticas sendo um dos desafios mais urgentes enfrentados pelo mundo atualmente, a BASF lançou uma parceria com a Junior Achievement Worldwide - organização global que oferece capacitação profissional aos jovens em vulnerabilidade social em mais de 100 países -, em prol do desenvolvimento de uma economia ambiental efetiva.

O Programa Vozes Jovens por um Futuro Sustentável, propõe engajar estudantes da rede pública do Ensino Médio em uma competição internacional envolvendo países parceiros da ONG como Grécia, Hungria, Indonésia, México, Nigéria, Uganda e Vietnã, onde terão a oportunidade de idealizar soluções criativas e inovadoras para assegurar um futuro mais justo e sustentável ao planeta.

No Brasil, a primeira etapa do torneio, o Demo Day, envolveu no mês de junho cerca de 100 alunos da Escola Ernesto Quissak, em Guaratinguetá, SP. Com apoio de 20 pessoas do Programa de Voluntariado da BASF, eles construíram projetos a partir do tema “O impacto da poluição no meio ambiente, que resulta nas mudanças climáticas e induz adaptações das comunidades”, com objetivo de contribuir para uma sociedade e economia mais sustentáveis atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 11, de tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; 12, de garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis; e 13, de adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Iniciativas desse tipo, ajudam a desenvolver uma consciência sustentável desde cedo aos mais jovens, uma vez que a coleta e o tratamento de lixo ainda são desafios no país. De acordo com dados do Estatísticas do Cadastro Central de Empresas CEMPRE/IBGE, são coletados diariamente 188 toneladas de resíduos sólidos, e 50% deles descartados em quase três mil lixões. De todo esse material, só 12% é reciclado.

bottom of page