top of page

BASF desenvolve novos adesivos para rótulos que não interferem na reciclagem de papel e papelão


A BASF alcançou um grande avanço no desenvolvimento de adesivos que não interferem na reciclagem de caixas de transporte, como caixas de papelão com rótulos de papel revestidos com Acronal RCF 3705 ou Acronal RCF 3706. Esses adesivos inovadores resolvem um problema fundamental para a reciclagem de embalagens de papel e papelão. Enquanto a maioria dos adesivos usados para rótulos de papel interferem no processo de reciclagem do papel, os adesivos recém-desenvolvidos são fáceis de remover no início do processo, tornando possível reutilizar e imprimir embalagens de papel ou papelão reciclados sem maiores problemas.

Ambos adesivos foram certificados pelo "Papiertechnische Stiftung" (PTS) para esta propriedade. O PTS é um instituto alemão de pesquisa e serviços que apoia empresas de todos os setores no desenvolvimento e na aplicação de soluções modernas com base em fibras. O instituto realiza testes de materiais para embalagens de papel e papelão.

Além das indústrias automotiva e alimentícia, a logística é outro setor com uma alta demanda por rótulos sensíveis à pressão. Por vários anos até hoje, os rótulos de transporte representam a parte do mercado que mais cresce.

Essa solução confirma o compromisso da BASF em alcançar uma economia circular sustentável, como estabelecido no Pacto Ecológico Europeu. Ao aprovar o Pacto Ecológico, a UE estabelece o objetivo de alcançar a neutralidade climática na indústria e na sociedade até 2050. Para ajudar a atingir essa meta, a BASF tornou-se membro fundador da coligação entre indústrias CELAB (Toward a Circular Economy for Labels) em 2020. A rede global está trabalhando em soluções para reduzir o impacto ambiental da indústria de rotulagem e para promover uma economia circular para rótulos autoadesivos em todas as indústrias.

bottom of page