top of page

5 motivos para uma franquia do segmento alimentício investir na gestão da cadeia de suprimentos


O maior desafio para uma rede de franquia de alimentação é alcançar a excelência em todas as suas unidades por meio da padronização do cardápio. Para contribuir com esse patamar de profissionalização e a oferta de insumos contínua, Rodrigo Pitombo, sócio-fundador e CEO da KPL Supply Solution, uma logtech que realiza toda a gestão da cadeia de suprimentos do segmento de food service, listou cinco motivos para investir em um parceiro para a gestão da cadeia de logística, confira:

1. Mediação do relacionamento com fornecedores

Essa relação é muito desfavorecida quando deixada nas mãos dos franqueados, já que serão eles quem irão negociar os valores pontualmente. Isso pode acarretar aumento de custos e no caso deles não conseguirem arcar, a situação pode obrigá-los a mudar de fornecedor, prejudicando a padronização.

2. Padronização de insumos

Já pensou em experimentar um prato em uma loja de uma rede de franquia em São Paulo e depois, na mesma rede, só que em Brasília, e encontrar a mesma qualidade de aparência e sabor? Esse é o grande sonho das redes de franquia: padronização nas entregas em todas as unidades.

3. Armazenamento e controle de estoque

Outro ponto importante é o armazenamento, para que a matéria-prima comestível não fique próxima de outros itens que possam interferir em seu seu cheiro ou sabor, como produtos de limpeza. Além disso, os alimentos também precisam estar alocados em ambientes condizentes com sua necessidade de conservação, como no caso dos perecíveis, por exemplo, que precisam de refrigeração adequada.

4. Monitoramento das entregas

5. Economia e gestão inteligente de dados

Por fim, o franqueado pode centralizar todos os pedidos em um só lugar, por meio de uma plataforma customizada para o seu negócio, recebendo suas mercadorias regularmente e relatórios mensais para acompanhamento e adequações conforme as necessidades de sua loja.

bottom of page