3M desenvolve no Brasil sua primeira embalagem com 100% de plástico reciclado da América Latina


Em busca de sempre inovar e criar produtos cada vez mais sustentáveis que ampliem o compromisso com a economia circular, um de seus pilares, a 3M acaba de desenvolver no Brasil sua primeira embalagem de plástico rígido 100% reciclado. O frasco, criado e produzido no País, é o primeiro da 3M na América Latina. Sua produção ocorre por meio de uma triagem automática de sucata de garrafas em fardos e flocos para obter resinas pós-consumo granuladas, utilizando embalagens recicláveis com registro de procedência e rastreabilidade, que validam a autenticidade das matérias primas. Normalmente, as embalagens plásticas rígidas têm uma vida útil pequena e a maioria delas é de uso único. Além disso, 63,7% dos materiais consumíveis de polietileno são utilizados apenas uma vez.

A iniciativa ganhou ainda mais forma e impulso a partir do 1º Hackathon de Sustentabilidade na América Latina, evento interno promovido pela 3M no final de 2020. “Antes mesmo do concurso, nossa equipe já vinha pensando nessa ideia. A nossa participação e boa classificação do projeto na competição foram os incentivos que precisávamos para tirá-lo do papel e desenvolvê-lo dentro da companhia, especialmente em uma área que demanda um número expoente de embalagens”, comenta Alessandra Bassotelli, engenheira de embalagens da 3M e líder do projeto “Embalagens 3M Moldadas por Sopro com Resina Reciclada Pós Consumo”, apresentado no Hackathon.

A embalagem teve ótimo desempenho mecânico e a performance validada por meio de testes de confiabilidade, como o de envelhecimento acelerado a quente, de acordo com a exigência da ANVISA de avaliação da vida útil na prateleira, testes de compatibilidade química, adesão do rótulo ao novo frasco e à logística da fábrica, até os pontos de venda. A produção da embalagem contou com o engajamento da Plimax Indústria de Embalagens, que já era fornecedora da 3M e da Wise Plásticos S.A., produtora de resinas termoplásticas e perfis poliméricos fabricados a partir de materiais plásticos recicláveis.

66 visualizações0 comentário