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35 anos da lata de alumínio revolucionando o mercado de bebidas no Brasil


Por Daniela Tomatti, Vice-Presidente Comercial da Ball Corporation para América do Sul.


A economia circular vem ganhando espaço e a lata de alumínio, presente no dia a dia, é um exemplo de circularidade real. Com 35 anos no Brasil, 100% das latas são recicladas, retornando às prateleiras em até 60 dias.

Em 2023, foram consumidas 32,3 bilhões de latas no Brasil, uma média de 150 por pessoa. O país é o quarto maior produtor de latas de alumínio e líder mundial em reciclagem, com um índice acima de 95% há 15 anos. O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades, com 75% de todo o alumínio produzido ainda em circulação.

lata de alumínio, querida pelo consumidor pela praticidade, trouxe sustentabilidade e circularidade ao setor de bebidas. Hoje, além de cervejas, refrigerantes e energéticos, vinhos, café, drinks prontos e água também são envasados em lata. A água em lata, lançada em 2020, teve um crescimento médio de 110% ao ano.

Uma inovação inclusiva é a tampa com braile, presente nas águas da Minalba Brasil e da Indaiá, fruto de uma parceria entre a Ball Corporation e a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A mudança de mentalidade dos consumidores brasileiros impulsionou o crescimento do setor de latas. Em 2023, a preocupação com hábitos sustentáveis aumentou de 74% para 81%. Segundo o Edelman Trust Institute Barometer 2023, 93% das pessoas veem as mudanças climáticas como uma ameaça séria. A lata de alumínio, com 76% de conteúdo reciclado, evita a emissão de 1,8 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, consolidando a economia circular.

Celebrar os 35 anos da lata de alumínio é reconhecer seu papel na sustentabilidade e inovação, representando uma força impulsionadora de mudanças positivas no consumo de bebidas.

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