Ir para página inicial RSS Visite o site da Pack

1

Os números falam por si só. 233,9 milhões de toneladas de carne fresca. Esse foi o volume comercializado no mundo, em 2008, segundo dados da Euromonitor International. Desse total, a Ásia responde por 50%, América Latina, 13%, América do Norte, 12%, Europa Ocidental, 11%, Europa Oriental, 6% e Outros, 8%. O Brasil não fica atrás na imponência dos números. O País é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo depois dos Estados Unidos. Em 2009, o Brasil produziu 8,935 milhões de toneladas. E a perspectiva para 2018 é que esse número chegue a 11,2 milhões de toneladas, um crescimento de 16%.

 A julgar pelo consumo per capita de 88,5 kg, em 2009, ainda há muito para expandir perto de Hong Kong, maior consumidor de carne do mundo, com 122,7 kg. É com esse horizonte promissor que a Messe Frankfurt Exhibition GmbH realiza de 8 a 13 de maio, em Frankfurt, na Alemanha, a IFFA – Feira Internacional da Indústria de Carne, Processamento, Embalagem e Vendas – que vai reunir cerca de 900 empresas de 47 países em uma área de exposição de mais de 100 mil m2. Os principais países expositores são, além da Alemanha, Itália, Espanha, Países Baixos, França e Estados Unidos.

  Os organizadores esperam receber 60 mil visitantes de 125 países diferentes. “Desse total, 47% são visitantes estrangeiros, o que mostra a internacionalização da IFFA e da indústria de máquinas”, afirma Íris Jeglitza-Moshage, vice-presidente técnica de feiras da Messe Frankfurt. “Na última edição, a feira recebeu mais de 600 visitantes brasileiros. A expectativa, em 2010, é que esse número seja superado”, diz .Berthold Gassamann, presidente do conselho da IFFA.

 O que vem por aí. Novidades em eficiência energética, proteção ao consumidor, segurança alimentar, higiene e a extensão dos processos automatizados. Na área de embalagem, a crescente variedade de produtos de conveniência é uma tendência contínua e isso se refletirá no setor. Gassamann explica o que isso significa no contexto da Europa. Depois da Guerra, existiam 40 mil açougues pequenos na Europa, dos quais 16 mil, na Alemanha. “Hoje, no País, contamos com 8 mil açougues. Antigamente, o comércio da carne era feito somente no balcão. E, até há 6 anos, 80% da carne comercializada, na Alemanha, era vendida no balcão. Atualmente, 50% da carne ainda é vendida no balcão”, afirma. “Mas o mercado de carne pré-embalada cresceu significativamente, o que tende a impulsionar o setor de máquinas de embalagem”.

TAGS: , , , ,

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG DA PACK

O Blog da Pack acompanha o mercado de embalagens no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades e curiosidades que envolvem toda a cadeia produtiva do setor. Este espaço é um subproduto da revista e do site Pack, editados pela redação da Editora Banas.

PARTICIPE

Dúvidas sobre o mercado de embalagem? Envie sua pergunta para guru@pack.com.br. Um especialista do setor o responderá aqui no blog.

Clique e participe agora mesmo!


Confira as respostas aqui

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

MARGARET HAYASAKI

Formada em jornalismo pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru) e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero, Margaret Hayasaki atua há 10 anos no jornalismo especializado em embalagem. Começou como redatora na revista Pack e hoje é editora-chefe.

ARQUIVO


Banner do Radar Industrial

1 comentário no post IFFA: ponto de encontro da indústria da carne

Finding the best CNA School disse:

16 de junho de 2010

It’s posts like this that keep me coming back and checking this site regularly, thanks for the info!

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML