Cases de sucesso
Meio Ambiente | Por Kleber em 10 de junho de 2009
Celulose Irani, Braskem, DuPont e Aracruz são algumas das empresas que discutem inovação tecnológica em Porto Alegre (RS) desde a segunda-feira, 8, na IX Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica.
A Braskem é uma das patrocinadoras do evento e exibiu o polietileno verde. Luis Fernando Cassinelli, diretor de inovação tecnológica da companhia, explicou os processos de emissão e absorção do CO2. Segundo ele, a utilização do CO2 na fabricação de polímeros é uma realidade na Braskem e o material produzido oferece a mesma qualidade do plástico feito com petróleo. “Trabalhamos para que as pessoas entendam que a reciclagem e a absorção do CO2 são necessárias já. Não sabemos até quando o planeta suportará apenas a emissão de gás carbônico”, pontuou.
A Celulose Irani gabou-se dos 63 projetos de inovação tecnológica em andamento e do núcleo para administrar as iniciativas de seus colaboradores. Uma das ações que a Irani divulgou com fervor foi redução significativa de emissão de CO2 na atmosfera. Em 2008, por exemplo, a empresa emitiu 18.084 toneladas de CO2, contra 78.551 toneladas em 2006.
A Aracruz e a DuPont também levaram suas ações sustentáveis para o evento na capital gaúcha.
A conferência da ANPEI termina nesta quarta-feira, 10, com algumas visitas técnicas, inclusive ao Centro de Tecnologia & Inovação da Braskem, em Triunfo.
O jornalista viajou a convite da ANPEI.

Jornalista com oito anos de experiência em jornalismo online. É editor dos sites da Editora Banas Pack, P&S, P&S Agro e Radar Industrial. Foi repórter e editor nos portais UOL, Terra e Globo.com, nas editorias de cultura, saúde, cidades e tecnologia.
